Levantamento aponta que a gasolina e o diesel comercializados pelas refinarias da Petrobras estão acima do Preço de Paridade Internacional (PPI). Os dados indicam que os preços estão mais elevados do que o considerado ideal, conforme as variações do mercado internacional.
(Veja abaixo os valores em reais quanto o preço da Petrobras está acima do PPI, conforme cálculo da Abicom).
Produzido pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), os dados revelam que o diesel da Petrobras está 5% acima do PPI, enquanto a gasolina está 12% acima.
Os dados foram calculado nessa sexta-feira, 16, e refletem as comparações dos preços das refinarias nacionais de hoje com o PPI calculado considerando importações negociadas no dia útil anterior, pontua a Abicom.
A movimentação de preços mais recente foi o reajuste feito pela Acelen, refinaria privada localizada no Polo Aratu-BA, que aumentou o preço da gasolina em 19 centavos por litro.
Assim, destaca o relatório da Abicom, “o mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos”, fazendo com que o PPI acumule uma diferença de 8 centavos em relação ao preço da Petrobras.
No caso do diesel, que não sofreu reajuste recente, o PPI acumula uma diferença de 29 centavos por litro em relação ao preço praticado pela Petrobras.
De acordo com a análise de cenário da Abicom, a situação no fechamento dessa semana pode ser explicada pela “estabilidade no câmbio e nos preços de referência do óleo diesel e da gasolina no mercado internacional”.
O cenário, portanto, permite com que a Petrobras reduza os preços dos combustíveis nas suas refinarias.
A medida, no entanto, pode não se concretizar, já que desde o ano passado a direção da Petrobras afirma que não baliza seus reajustes conforme o preço internacional.
Em agosto passado, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que é impreciso falar em defasagem nos preços dos combustíveis, já que esses valores não são utilizados pela estatal.
“Não adianta dizer: “Ah, a Petrobras ontem ajustou e mesmo assim ficou defasado em relação ao preço do consultor tal, do centro não sei das quantas, da Abicom”.
E disse mais: “Esses preços de referência não são os preços que a Petrobras precisa praticar para ter lucro”.
Vale destacar que os preços praticados pelas refinarias aos distribuidores ainda não constam a cobrança de impostos e outros valores que compõem o preço final praticado ao consumidor.
Quanto o preço da Petrobras está acima do PPI, conforme cálculo da Abicom
- Gasolina: R$ 0,15/L
- Diesel: R$ 0,48/L
Fonte: Abicom
Postar um comentário